30 de julho de 2008

catando lixo

desde sempre, catar coisas pelas ruas sempre foi um hobby meu. desde catar aquele folheto que parece interessante, até fuçar sacolas de lixo atrás de algo que me chamou a atenção através da transparência da sacola. tudo começou a muitos anos atrás, numa época em que tudo o que se jogava fora era realmente lixo. eu era um garoto que mal saia de casa, só ficava assistindo TV. eu tive uma época que ficava na freente da tela maldita por horas e horas, sem fazer nada. até que u mdia, recebi a noticia que uma vizinha iria se mudar e como todo bom garoto curioso, fui lá olhar os caras colocar as mudanças no caminhão. é, minha infância foi movimentada ¬¬'
depóis que tudo foi embora, um pacote jogado no canto me chama a tenção. era lixo, eu sei, ams sei lá, tive uma vontade de fuçar o pacote, pra ver o que ele tinha. ali, encontrei revistas velhas, jornais, livros meio estranhos, pedaços de plásticos de coisas quebradas e um pequeno rádio a pilha que ainda funcionava.
desde esse dia, sempre que eu chava um saco interessante, eu o abria para ver se tinha algo que eu poderia querer. por causa disso, já consegui ter em mminhas mãos pilhas de revistas, jogos velhos, vitrolas quebradas, pedaços de video cassete, e um carro verde, coisas que tenho aqui em casa jogadas em algum canto ainda.
mas eu ser um catador de lixo não é o objetivo disso. nisso sempre veio a minha cabeça a pergunta: "porque alguém jogaria isso fora?"
objetos sempre tem um valor, sentimental ou financeiro, reunir energias suficientes para ter coragem de o jogar fora é uma coisa que não entra em minha cabeça, eu, um cara que tem em até hoje pacotes de molhos desalgadinho, daqueles que dizia ser gelados, folhetos de politicos de 1996, todo o tipo de cacareco que eu nunca achei sentido em jogar fora e que ainda acho que pode ser útil.
mas é juntando todas essas coisas que eu acabo me perguntando o que é realmente importante para mim, se são coisas que acho no lixo e que tiveram valor pra alguém um dia, ou são aquelas coisas que eu guardo com toda a segurança, pra que nunca tenham o mesmo fim que aquelas que acho?
ainda espero que a resposta disso esteja longe, até lá, continuarei a buscar algo que valha a pena nas lixeiras reais e emocionais dos outros

2 comentários:

Lina. disse...

Minha avó sempre demora para voltar para casa quando sai, porque ela tem mania de catar coisas pelo caminho. Huahuahuahuah
Também tenho várias coisas que podem ser consideradas inúteis, mas que guardo na esperança de que um dia sejam úteis ou simplesmente porque me fazem lembrar de algo... É interessante. Minha mãe me incomoda por "guardar lixo", mas eu nem ligo Huahuahhahuah

x

Luli disse...

Eu queria guardar meu aparelho móvel, mas minha mãe não deixou.
Papéis, eu geralmente jogo fora, mas enfeites e umas roupas não, NUNCA!
Já chorei por meias e casacos, eles eram muito importantes para mim, fico triste até hoje por não tê-los mais!